Brasil São Paulo

Avenida Paulista no domingo: 6 passeios gratuitos para curtir [ATUALIZADO]

O que fazer na Avenida Paulista no domingo

Ir a São Paulo é sinônimo de contar com uma infinidade de atrações e para todos os gostos. A Avenida Paulista está entre os grandes cartões postais da cidade e por isso mesmo o domingo é o dia perfeito para apreciar com mais leveza o que a icônica avenida tem a oferecer.

Veja no blog de hoje quatro passeios gratuitos que você pode fazer na Avenida Paulista domingo e se é seguro ir sozinha. 

Avenida Paulista: mais de 133 anos fazendo história

Avenida Paulista foi inaugurada em 8 de dezembro de 1891, sendo a primeira avenida planejada da capital. A escolha de seu nome foi uma homenagem à população paulista e com o passar dos anos, os casarões foram dando espaço para edifícios corporativos se transformando num verdadeiro ícone de negócios da capital paulista.

Mas no domingo a história muda. A loucura que geralmente é vista de segunda a sexta principalmente, dá lugar a um belo espaço turístico e cultural para você desfrutar em família, entre amigos ou até mesmo sozinha para a prática de esportes como corrida, caminhada ou um passeio de bicicleta. Opção é o que não falta.

Como estava relativamente próxima, em uma dessas minhas idas a São Paulo, peguei um uber e fui explorar o que a icônica avenida tinha a oferecer. Lembrando que aos domingos é totalmente fechada para veículos então se você for de uber, ficará nas proximidades.

Conheça 06 passeios gratuitos para curtir o domingo

Nessa caminhada descobri quatro passeios gratuitos que não devem ser ignorados se você resolver passar o domingo na Paulista, confira:

1- Japan House

Saiba mais sobre o Japan House na Avenida Paulista.

O Japan House  foi inaugurado em 2017 e apresenta o Japão sob várias perspectivas. Eu, como admiradora da cultura japonesa, achei o local um charme. A fachada é feita de hinoki, um tipo de pinheiro nativo do Japão e já mostra o diferencial na infraestrutura.

Ao entrar você conta com dois espaços no térreo. Em um deles, você pode garimpar livros sobre arquitetura, viagens, estilo de vida (todos escritos em japonês, obviamente), como também apreciar objetos de decoração.

Caso queira parar para um café, dentro do próprio ambiente você pode desfrutar do  Aizomê Café, que busca inspiração no conceito das kissatens – nome dado às clássicas cafeterias japonesas, oferecendo cafés e confeitaria que desenvolve uma versão japonesa de doces e sobremesas.

O outro espaço (também no térreo) é mais voltado às exposições. 

Quando visitei, aproveitei a exposição Convivendo com Robôs, que ficou quase seis meses aberta para visitas (de 14/11/23 a 19/06/24). A mostra apresentou 11 robôs em 4 categorias: colegas de trabalho, companheiros, comunicativos e os que ajudam os humanos. As crianças fizeram a festa.

Atualmente, o Japan House conta as exposições Sutorito Fashion, destacando a moda das ruas japonesas e Efeito Japão: Moda em 15 atos, que apresenta a transformação de moda japonesa, por meio de peças de designers renomados.

Se você é uma admiradora da cultura japonesa, vale a pena conferir.

Fique atenta ao horário de funcionamento:

Terça a sexta-feira | das 10h às 18h

Sábados, domingos e feriados | das 10h às 19h

Segunda-feira* | Fechada

2- Casa das Rosas

A Casa das Rosas é outro lugar que para quem curte história é apaixonante. Saindo do Japan House, esta foi a minha segunda parada.

Patrimônio histórico e cultural da cidade, a mansão foi concluída em 1935, onde os herdeiros de Ramos de Azevedo viveram até meados dos anos 1980, época em que a Casa das Rosas já dividia espaço com alguns espaços comerciais na Avenida Paulista.

É impossível não fazer uma viagem no tempo. Ao chegar você se depara não só com a arquitetura clássica da casa, mas encontra um enorme jardim, local perfeito para tirar boas fotos, principalmente em dias ensolarados. 

A casa possui 38 cômodos e algumas restrições de acesso. Mesmo assim você se encanta pela estrutura do local. Na entrada de cada cômodo você conhece um pouco da história, onde é apresentada a estrutura original, a quem pertencia e as ações principais na restauração. 

Fique atenta ao horário de funcionamento:

Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência na casa até às 18h.

Jardim: funciona de segunda a domingo das 7h às 22h.

3- SESC São Paulo 

Depois de tanta caminhada, o SESC São Paulo pode ser uma ótima parada para descanso. Foi o terceiro ponto de visitas e em um único andar você encontra uma estrutura do SESC para desfrutar, informações e também um lounge para descansar e admirar a Avenida Paulista.

É no prédio do SESC que você também pode agendar a sua visita ao mirante. A entrada também é gratuita. É preciso fazer a reserva pelo aplicativo Credencial SESC SP e como foi uma visita de última hora acabei não reservando. Mas já tenho parada garantida em um novo retorno à cidade.

Horário de funcionamento:

  • Terça a sexta das 10h às 21h30 
  • Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30 

4- Espaço Itaú Cultural

Segundo define o próprio portal do  Espaço Itaú Cultural, esta é uma organização voltada não somente para a produção de conteúdo mas para o incentivo e difusão de manifestações artísticos-culturais brasileiras.

Este é o espaço onde muitas atrações ocorrem simultaneamente, o que atrai todos os gostos. Você pode participar de uma roda de conversa, acompanhar uma exposição, uma oficina. Vale a pena acompanhar a agenda do espaço e participar de eventos imperdíveis.

Atente-se ao horário de funcionamento:

  • Terça a sábado das 11h às 20h
  • Domingos e feriados das 11h às 19h

Dica bônus: você ainda pode visitar o Shopping Pátio Paulista. 

Como eu tinha horário para sair do Airbnb passei pelo Shopping Pátio Paulista na sua totalidade. Localizada na Rua 13 de Maio, pode ser  uma ótima parada para alimentação, fazer boas compras ou até mesmo um bom ponto de referência para esperar seu uber, caso não queira pegar o metrô.

Leia também: Campinas: o que fazer no fim de semana

5- Parque Trianon

Bater perna na Avenida Paulista não quer dizer necessariamente que você encontrará asfalto e edifícios. No meio da selva de pedra, encontramos o parque Tenente Siqueira Campos, mais conhecido como Parque Trianon

Considerado um dos parques mais antigos da cidade, é um ótimo ponto para descansar durante o passeio na Avenida Paulista e apreciar a natureza o tempo que for preciso, principalmente em dias de muito calor, como no mês de dezembro.

Se você quer continuar o ritmo da caminhada, basta adentrar o parque e explorar o que ele tem de melhor: natureza e calmaria. A Trilha do Fauno é uma ótima opção para explorar o parque e é de nível fácil.  

O local também possui playgrounds, aparelhos de ginástica e eventualmente conta com eventos culturais e locais. É aberto todos os dias da semana das 6h às 18h. 

Vale destacar que o parque também tem uma entrada para a Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César, São Paulo. 

6- Feirinhas

Uma das coisas bem bacanas que há na Avenida Paulista domingo (além das inúmeras atrações culturais) são as feirinhas. E lá você encontra de tudo. Lanche, doce artesanal, decoração para a casa, souvernirs, objetos pessoais. 

Para quem busca levar uma lembrança para amigos e familiares, ou até mesmo quer levar uma lembrança de São Paulo para a própria casa, é o local ideal. 

A feirinha fica aberta das 9h às 18h em frente ao Parque Trianon todos os domingos.

Avenida Paulista no domingo: é seguro ir sozinha?

Eu fiz todo esse itinerário sozinha e posso afirmar que não me senti ameaçada em nenhum momento. É claro, que como em toda cidade grande, você deve estar atenta onde abre a bolsa, como expõe seu celular para tirar fotos e fazer vídeos. 

As boas práticas nunca são demais aplicar por mais descontraído e aparentemente seguro que seja o passeio. Em suma, pode ir tranquila, mas fique de olho em quem está ao seu redor. 

*Atualizado em 11/01/2025

(3) Comentários

  1. @anygcosta diz:

    Que demais, não conhecia essa casa das Rosas, já vou incluir aqui na minha rota!

    1. Vale muito o passeio, Any! Foi um dos locais mais bonitos que eu conheci!

  2. […] Leia também: Avenida Paulista no domingo: 04 passeios gratuitos para curtir […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verified by MonsterInsights