Em Balneário Camboriú o que não falta é opção para se divertir. A cidade, localizada no Litoral Norte de Santa Catarina e a 80 km de Florianópolis, conta com uma diversidade ímpar de atrações para todos os gostos e todos os bolsos!
As atividades ao ar livre fazem parte deste combo. Veja cinco pontos turísticos GRATUITOS que você pode incluir no seu roteiro durante a estadia em Balneário.
1. Estrada da Rainha

Subir a estrada da Rainha, seja a pé ou de bicicleta, não ajuda apenas a manter a forma, mas também é um cenário incrível para tirar boas fotos. Ou seja, prepare seu celular para garantir suas fotos instagramáveis.
O espaço foi todo reformulado para melhor atender ciclistas e adeptos da corrida e caminhada para realizar sua atividade física com segurança. Vale lembrar que a estrada liga as cidades de Balneário Camboriú e Itajaí e também dá acesso ao ícone Morro do Careca.
Para chegar à Estrada da Rainha é preciso pegar a Avenida Atlântica. Se for de carro, logo a Rua Miguel Matte que fica em frente à Roda Gigante, conta com estacionamentos para aproveitar o passeio. Mas atenção: logo no início da estrada, a subida já se torna bem íngreme, então prepare as suas pernas. E bom passeio!
Onde fica a estrada da Rainha: Barra Norte, próximo à Roda Gigante.
2. Deck Barra Norte

Se desistiu da subida à Estrada da Rainha e quer uma caminhada mais plana (e também com boas paisagens instagramáveis), uma boa pedida é conhecer o Deck da Barra Norte, que também é conhecida como Trilha do Trapiche.
Localizado na Barra Norte, atrás da Roda Gigante, o deck da Barra Norte é o caminho que leva até a praia do Buraco. Durante a caminhada do deck, o primeiro ponto de parada é a Praia do Coco, uma prainha que muitas famílias utilizam para passar o dia e se banhar em águas mais tranquilas.
Durante o caminho você encontra bancos para descansar, contemplar a paisagem e também para bater boas fotos. Cuide com as pedras próximas ao mar, que podem estar escorregadias.
O trajeto final do percurso ocorre na praia do Buraco e une mata e praia ao mesmo tempo. O mar não é o mais tranquilo, então se arriscar a dar um mergulho. Na temporada há um posto de guarda vidas, porém fora desse período de verão o posto fica desativado, então se você não se garante na água, o melhor é não arriscar.
Você pode aproveitar o fim do trajeto do deck para subir nas pedras para bater mais fotos ou simplesmente contemplar aquela natureza tão rica. Inclusive a prática de meditação está valendo também.
Dica bônus: como é uma areia mais grossa, torna-se um bom exercício para as pernas. E caso você tenha pique para caminhar toda a praia, ao final irá se deparar com a trilha que leva ao Morro do Careca. Mas nunca faça uma trilha sozinha. Essa opção vale considerar se você está com um guia ou um grupo que conhece o local.
É seguro?
Mesmo com a Guarda Municipal operando nas proximidades e com uma boa iluminação, não recomendo fazer este percurso sozinha logo cedo ou muito no fim do dia. Prefira horário com maior movimento, entre 10h e 16h.
3. Morro do Careca
Com certeza o Morro do Careca proporciona uma das vistas mais lindas onde você poder ver toda Balneário Camboriú e a Praia Brava.
O percurso para chegar ao topo é bem íngreme, então pernas pra quê te quero rs. Você também pode subir de carro, mas o estacionamento lá em cima não é o dos maiores.
Se você for à pé, no caminho você já conta com um mirante no meio do caminho, onde você pode fazer uma parada e tirar boas fotos.
Lá em cima você conta com quiosque onde você pode parar para repor as energias.
É seguro?
Bom, prevenir sempre é o melhor remédio. Então o mesmo conselho que eu dei para o Deck da Barra Norte vale para o Morro do Careca. Evite percursos sozinha em horários muito cedo onde geralmente é mais deserto. Prefira ir em grupo ou se estiver conhecendo a cidade sozinha mesmo, vá em horários de maior movimento, preferencialmente depois das 10h. E se tiver muito sol, capricha no protetor.
4. Molhes Barra Norte e Barra Sul
Outra opção bem bacana para quem busca uma atividade física e fotos pra lá de incríveis são os molhes que encontram-se nas duas pontas -Barra Norte e Barra Sul.
Cada um conta com as suas peculiaridades e pontos distintos. Para quem já está conhecendo outros pontos na região, como o Deck da Barra Norte, Estrada da Rainha ou Morro do Careca, ou até mesmo se você vai visitar a Roda Gigante, o molhe da Barra Norte não passa despercebido e pode ser incluído facilmente no roteiro.
Para chegar é pela Avenida Atlântica. Se você vem de carro há estacionamentos nas ruas laterais ou até mesmo deixar o carro na Avenida Brasil e descer até a Avenida Atlântica à pé.
Se você optar pelo Molhe Barra Sul, o percurso é outro: é necessário ir até o fim da Avenida Brasil e em seguida pegar a Avenida Marina Tedesco.
O Molhe da Barra Sul geralmente é ponto de parada para navios de cruzeiros. Então quem está ali na região pode aproveitar a oportunidade e visitar o Parque Unipraias ou desfrutar uma aventura no Parque Pirata.
5. Parque Raimundo Malta

Apesar de pouco difundido, o Parque Raimundo Malta também oferece também excelentes opções para quem quer o contato direto com a natureza e busca sossego em meio ao agito da cidade e busca um espaço para piqueniques, práticas de yoga, meditação, etc.
Segundo o portal da Prefeitura de Balneário Camboriú, o parque conta com 172.675 m² abriga uma mata remanescente de mangue e mata atlântica. Dentro da mata, o visitante poderá passear por 3.200 metros divididos em 6 trilhas.
Além disso, pode-se observar o Viveiro Mata Atlântica com produção de mudas de árvores nativas para distribuição gratuita ou desfrutar de deck de madeira de 70 metros de comprimento sobre o manguezal do Rio Camboriú, que serve de observatório para o ecossistema.
O horário de visitação no parque de segunda a sexta é das 13h às 17h. Sábados, domingos e feriados, o parque abre das 10h às 17h. A entrada é gratuita e em caso de tempestade de raios e ventos fortes, o Parque é imediatamente fechado por segurança.